Arroz doce no Céu

28/08/2009 at 10:49 7 comentários

Desde ontem que temos mais uma estrela no céu.
Ela olha por nós e por todos.
Ficamos felizes por tê-la conhecido.
Até sempre Avó Maria.

O meu nome é Maria.

Nasci no século passado, sob o sol da Serra e dos ventos quentes que antecipavam o fim do Verão. Morava numa casinha modesta com a minha família, mas cedo troquei os Invernos rigorosos de Portugal pelo cheiro da terra molhada de África.

Nos anos 20 fui rumo a Moçambique. Foi mais de um mês a ver o mar,… a brisa e a imensidão do azul enchiam-me de novas sensações e de imagens que nunca tinha visto.

Deixei a minha mãe. Tive saudades. A madrinha ajudava-me a escrever-lhe de tempos a tempos. Ela respondia-me quando alguém lhe emprestava a mão e o saber para transformar em letras o que lhe ia na alma.

Cresci, aprendi a ler e a escrever sozinha, fiz amigos, descobri a que sabia a ata e abacate, o pó de caril e a malagueta. Casei. Tive filhos, a Floripes e o Eugénio. Seguiram-se os baptizados, os casamentos, os netos: a Carlinha, o Zézito, a Isabelinha e o Jorginho. Foram tempos muito bons. Era raro sair para passear mas quando isso acontecia usava cabelos compridos e punha pó de arroz.

Quis o destino que voltasse a Portugal. O mundo dá muitas voltas, regressei à minha terra,… mas esta já não era a minha terra. Cedo percebi que a minha terra tinha ficado atrás do oceano, onde o sol de põe de maneira que nunca mais vi na vida.

Mas o mais importante também regressou e aqui continuou a crescer: a nossa família. Tive vários bisnetos: a Paulinha, o Miguel e a Daniela, a Carolina e a Maria, e o Filipe. E ainda tive dois trinetos: o R. e o V.

Nos últimos tempos ouço ao longe os vendedores de caju, revejo os vastos areais, sinto o cheiro da terra molhada, recordo o sabor de uma manga acabada de apanhar e as memórias voltam como se ainda vivesse naquele tempo distante.

Quando o dia chegar, não fiquem tristes. Estou feliz, caminho como antes, não tenho dores, sinto o cheiro das acácias em flor e acompanha-me o doce aroma do pó de arroz que usava nos dias importantes. Olho por vocês. E aos anjos sirvo Arroz Doce no Céu.

Entry filed under: O mais novo, O mais velho.

Gargalhadas e Abelhas E vão oito!

7 comentários Add your own

  • 1. Tia Sheila  |  28/08/2009 às 13:14

    Um beijinho para a avó Maria lá no céu… e que já me deixou de lagriminha no olho…

    Responder
  • 2. Carla  |  28/08/2009 às 21:36

    Um beijinho para a minha filha Paula por ter escrito e lido esta mensagem tão especial para todos nós.
    Carla

    Responder
  • 3. Judite  |  29/08/2009 às 15:20

    Não estive presente para me despedir da AVÓ MARIA, mas agora ela já sabe o quanto eu gostaria de me ter despedido.
    Fica-me a lembrança de ter partilhado com ELA e com a sua familia bons momentos e tenho a certeza que “Todos lá no céu” vão adorar o seu “arroz doce”.
    Beijinhos para todos
    Judite

    Responder
  • 4. Carla Granja  |  29/08/2009 às 15:44

    Um beijinho grande para a bisneta que teve os dois trisnetos da Avó Maria!

    Responder
  • 5. Pedrinho  |  30/08/2009 às 1:46

    A “nossa” Avó Maria deixa saudades e memórias para nunca esquecermos… os mimos, os risos, os arrozes… saudade…
    Beijinho especial para todos. Lindo texto, kerida!

    Responder
  • 6. Ana Rita  |  31/08/2009 às 10:19

    Um beijinho muito especial de alguém que vive no país da terra molhada e Acácias.
    Lindo, lindo este texto.

    Responder
  • 7. Lara  |  01/09/2009 às 21:43

    Também eu recordo com carinho a Avó Maria, que velhinha maravilhosa. Teve uma vida longa e cheia, tal como a minha avó que já nos guarda lá do céu há 2 anos e cuja história de vida foi muito parecida. É bom que netos e bisnetos tenham a capacidade de recordar, como o fizeste Paula. Um beijo e um abraço apertado de todos nós (Lara, Ricardo, S. & S.)

    Responder

Deixe uma Resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Nós num Dia Feliz – Fev09

Visitas

  • 18,929 hits

